Especialistas Preveem Aumento na Taxa Selic ao Final do Ano

Boletim Focus Indica Crescimento Moderado do PIB e Ajustes nas Projeções da Inflação para 2024 e 2025.

O mais recente Boletim Focus, divulgado nesta terça-feira, revela uma alteração nas projeções econômicas para o Brasil, com destaque para o aumento da taxa Selic, que é esperada para encerrar o ano em 9,13%. Esse ajuste representa o primeiro aumento previsto desde o final de 2023, após a taxa se manter estável em 9%.

Paralelamente, as expectativas para a inflação em 2024 sofreram uma leve redução, passando de 3,76% para 3,71%. Contudo, para 2025, os economistas consultados pelo Banco Central ajustaram suas previsões para um aumento, esperando que a inflação atinja 3,56%, contra os 3,53% anteriormente projetados.

No que tange ao crescimento econômico, o relatório apresenta uma ligeira elevação na previsão do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, que saiu de 1,90% para 1,95%. Este incremento marca a continuidade da tendência de otimismo moderado entre os analistas sobre a recuperação econômica do país.

O documento também abordou as expectativas para a cotação do dólar ao final do ano, que sofreu um ajuste para cima, passando de R$ 4,95 para R$ 4,97. Este dado complementa o panorama de cautela que permeia as previsões macroeconômicas para o período.

O Boletim Focus, que compila essas estatísticas semanalmente, baseia-se nas expectativas coletadas até a última sexta-feira antes de sua publicação, oferecendo um indicativo atualizado da percepção dos especialistas sobre os rumos da economia brasileira.

Relacionados

error: O conteúdo está protegido.