Saiba como verificar a temperatura da CPU

É amplamente conhecido que o computador pode aquecer rapidamente devido à intensa atividade da CPU. Se você deseja saber com precisão qual é a temperatura do processador, pode verificar a temperatura da CPU. As informações mais detalhadas sobre a temperatura da CPU podem ser encontradas medindo a temperatura nos núcleos individuais do processador. Isso permitirá que você tenha uma noção precisa de como o seu sistema está operando em termos de temperatura.

Onde encontrar o Temptemper da CPU

As informações sobre o modelo e faixa de desempenho formam a base para avaliar a temperatura da CPU. Existem várias ferramentas para determiná-lo, pois o próprio Windows não fornece essas informações. É possível visualizar a capacidade da CPU através do Gerenciador de Tarefas com Windows e o comando “top” no Linux , bem como seu curso nos últimos 60 segundos e verificar qual a participação dos programas e processos em execução nessa carga.

Dica:

Se você não tem certeza de qual modelo de processador está instalado em seu computador, você pode usar o CPU-Z para obter todas as informações necessárias. A ferramenta não apenas indica o fabricante e o tipo de processador, mas também fornece informações sobre outras características, como: quantidade de RAM, número de núcleos, frequência de clock, tensão, etc.

Se você deseja acessar os sensores de temperatura de sua CPU para exibir a temperatura da CPU, não pode evitar a instalação de programas adicionais. Os programas mais conhecidos são Core Temp e HW Monitor .

Se você não deseja instalar ferramentas adicionais, pode verificar a temperatura da CPU no BIOS. No entanto, você deve ter em mente que os valores são maiores do que no modo Windows ou Linux. Isso ocorre porque o consumo de energia no BIOS não é regulado para baixo.

Mostrando a temperatura da CPU com Core Temp

Um aplicativo popular que você pode usar para verificar a temperatura da CPU é o Core Temp. Mostraremos passo a passo como descobrir a temperatura do seu processador com o Core Temp.

Passo 1: Instale o Core Temp

Primeiro você precisa baixar o Core Temp. Você pode seguir este link para o site oficial do Core Temp para fazer isso. Depois de baixar o aplicativo com sucesso, o instalador será aberto. Siga as instruções de instalação. Depois disso, você pode iniciar o programa.

Passo 2: Leia a temperatura da CPU

Core Temp mostra a temperatura da CPU em “Leituras de temperatura” para cada um dos núcleos do processador individualmente.

As temperaturas da CPU para cada núcleo do processador são mostradas em “Leituras de temperatura”.

Na coluna “Min.” você pode ler o mínimo e, na coluna, “Max”. os valores máximos que foram medidos no intervalo de tempo atual. Um ponto de exclamação ao lado de um valor significa que a temperatura da CPU esteve pelo menos uma vez na faixa crítica durante o intervalo avaliado.

Verificar a temperatura da CPU com o HWMonitor

O programa HWMonitor é uma ferramenta popular para exibir várias estatísticas de hardware do computador. Entre eles, verificar a temperatura da CPU.

Passo 1: Instale o HWMonitor

Primeiro você precisa baixar o Core Temp. Você pode seguir este link para a página inicial oficial da CPUID para fazer isso. Depois de baixar o aplicativo com sucesso, o instalador será aberto. Siga as instruções de instalação. Depois disso, você pode iniciar o programa.

Etapa 2: Exibindo a temperatura da CPU

A temperatura da CPU para cada um dos núcleos do processador pode ser encontrada no HWMonitor nas entradas “Temperaturas” > “Núcleos” . Ao lado do valor atual, são exibidos os valores mínimo e máximo do intervalo atual, semelhante a Core Temp.

Para cada um dos núcleos do processador, as temperaturas atuais da CPU são exibidas em “Temperaturas” > “Núcleos”.

Assim que um valor de temperatura atinge ou excede um limite crítico, o valor correspondente é colorido em vermelho. Dessa forma, você pode ver imediatamente se a temperatura da CPU está muito alta.

O que é uma temperatura normal da CPU?

Para poder estimar se você tem uma temperatura normal da CPU, primeiro você precisa saber o “valor normal” ou a faixa de tolerância. Isso não é muito fácil, porque além das condições externas, como a localização do PC ou a temperatura ambiente, também depende do tipo de processador específico. Por esse motivo, os valores a seguir são apenas diretrizes aproximadas :

  • Baixa carga do processador (em operação normal): cerca de 30 a 50 °C
  • Carga de trabalho pesada devido a programas que exigem alto poder de computação: até 95 °C
  • A temperatura máxima nunca deve exceder 100 ° C, se possível

Os processadores podem suportar temperaturas muito altas. A marca de 100 graus pode ser ligeiramente excedida por um curto período de tempo (até 103 °C é possível com novos processadores) sem danificar a CPU.

No entanto, valores em torno do limite máximo encurtam a vida útil porque os componentes individuais são extremamente sensíveis ao calor. Isso parece dramático, mas dificilmente é relevante para usuários comuns, uma vez que o computador (ou CPU) geralmente já é substituído por um modelo novo e mais poderoso de antemão para atender aos requisitos de hardware para o uso sem problemas do novo software.

É possível baixar a temperatura da CPU?

Como usuário de um PC padrão em operação normal, você realmente não precisa se preocupar com essa questão porque o sistema operacional normalmente regula a temperatura da CPU por conta própria. Assim que uma temperatura previamente definida pelo fabricante é atingida, a CPU é desacelerada. Isso significa que a taxa de clock é reduzida e, portanto, menos calor é produzido até que a temperatura esteja dentro da faixa de tolerância novamente.

No entanto, ventoinhas mal limpas podem fazer com que a temperatura da CPU fique mais alta do que o necessário. Portanto, você deve certificar-se de limpar seus ventiladores regularmente.

Parece diferente quando você faz overclock da CPU para obter melhor desempenho e velocidade de computação. Isso geralmente é praticado pelos jogadores para o bom funcionamento dos jogos online.

Nesse caso, a temperatura pode ser reduzida por um curto período de tempo abrindo o gabinete do PC ou usando ajudas externas como ventiladores . Isso ajuda o ventilador em seu trabalho porque o calor acumulado pode ser removido mais rapidamente e uma corrente de resfriamento pode atingir melhor os componentes superaquecidos. Esses métodos fornecem alívio de curto prazo, mas não são uma solução permanente. Freqüentemente, ajuda a diminuir as configurações gráficas para reduzir a temperatura da CPU nos jogos.

Se você usa regularmente programas computacionais intensivos que aumentam a temperatura da CPU, pode usar certos programas para controlar a velocidade do ventilador do PC e ajustá-lo individualmente dessa maneira.

Uma opção ainda mais eficiente é instalar resfriamento ativo (por exemplo, resfriamento a água). Mas antes disso, você deve considerar se essas medidas são suficientes para suas necessidades ou para o desempenho de sua CPU, ou se não faz mais sentido atualizar para um processador mais potente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido.