Como saber a velocidade da memória RAM do PC?

A memória RAM (Random Access Memory) é essencial para o funcionamento de qualquer computador, pois ela armazena temporariamente as informações que são utilizadas pelo processador para realizar as tarefas solicitadas pelo usuário.

Seja para auxílio de tarefas de computação, como execução de programas e jogos, ou suporte aos componentes gráficos, como renderização de imagens em alta resolução, basicamente todas as operações realizadas pelo computador dependem da velocidade e capacidade da memória RAM.

Contudo, existem várias formas de saber a velocidade da memória RAM do seu computador, sendo as mais comuns o método de identificação nominal, que consiste em verificar as especificações do seu computador no manual do fabricante, e o método de identificação em tempo real, que consiste em utilizar programas específicos para medir a velocidade da memória RAM em tempo real.

Confira alguns exemplos de como você pode verificar a velocidade da memória RAM do seu PC ou notebook:

Iniciando verificação nominal

Para identificar a velocidade nominal da memória RAM de forma nominal, é necessário observar o modelo de memória, tanto na caixa quanto na placa. Normalmente, os 4 dígitos agrupados correspondem à velocidade nominal da memória RAM.

Por exemplo, se a memória RAM tem a identificação “DDR4 2400”, significa que ela tem uma velocidade nominal de 2400 MHz.

Velocidade da memória RAM

Verificando a velocidade real através do CPU-Z

Para medir a velocidade da memória RAM em tempo real, é possível usar programas específicos como o CPU-Z. No entanto, para usar esse programa, é necessário baixá-lo na página oficial e fazer a instalação e abrindo o executável.

Assim que o programa for aberto, ele começará a realizar medições em tempo real sobre a situação completa do seu sistema, incluindo informações sobre a velocidade, tipo e capacidade da sua memória RAM.

Além disso, o CPU-Z também fornece informações sobre outros componentes do seu sistema, como processador, placa-mãe e dispositivos de armazenamento, o que pode ser útil para identificar possíveis problemas ou otimizar o desempenho do seu computador.

Verificando a memória RAM no CPU-Z

Verificando a memória RAM no CPU-Z

Quais são os tipos de memória RAM existentes?

Existem vários tipos de memória RAM, que se dividem em três grupos principais: SRAM, DRAM e VRAM. Cada tipo de memória RAM possui características e propósitos diferentes, e é importante entender essas diferenças para escolher a melhor opção para o seu computador.

  • SRAM (Static Random Access Memory) é uma memória RAM não volátil, que armazena dados usando quatro a seis transistores por célula de memória. Ela é geralmente usada pelo processador do computador como memória cache, pois é mais rápida e mais cara do que outros tipos de memória RAM.
  • DRAM (Dynamic Random Access Memory) é uma memória RAM volátil, que permite que o computador armazene todos os dados bit a bit e separadamente, em um capacitor que é atualizado regularmente. Se a atualização não ocorrer, todos os dados e informações armazenados serão excluídos automaticamente.
  • VRAM (Video Random Access Memory) é uma memória RAM dedicada para a placa de vídeo, que é usada especificamente para processamentos gráficos. Ela é geralmente mais rápida e tem uma capacidade maior do que a DRAM, permitindo que a DRAM seja usada para outras funções prioritárias no computador.

Em suma, a frequência que você está buscando saber aqui é sobre a DRAM, popularmente chamada de RAM, a qual já está na tecnologia DDR5.

No entanto, isso é um assunto que abordaremos em um próximo post. Fique ligado(a)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido.