RPCS3: Saiba como instalar o emulador de PS3 no PC

O PlayStation 3 é reconhecido como um dos consoles mais populares da Sony devido ao seu amplo catálogo de jogos de grande impacto na indústria.

Infelizmente, muitos dos sucessos ficaram restritos à sétima geração e nunca foram portados ou remasterizados para os consoles mais recentes.

Entretanto, uma solução para superar essa limitação foi desenvolvida com o RPCS3. Este é um emulador do PlayStation 3 de código aberto, escrito em C++, e disponível para Windows, macOS, Linux e FreeBSD, com o objetivo de reviver alguns dos melhores títulos da empresa japonesa.

O RPCS3 é amplamente reconhecido como o emulador mais estável da plataforma no PC, e como é de código aberto, pode ser baixado e instalado gratuitamente em qualquer computador com um dos sistemas operacionais mencionados.

Além disso, o emulador consegue rodar com perfeição mais de 1000 jogos do catálogo da Sony, tornando-se a ferramenta ideal para quem deseja revisitar alguns clássicos. A lista completa de títulos compatíveis você pode conferir aqui.

O RPCS3 também permite otimizar o desempenho gráfico dos jogos, oferecendo a opção ao usuário de escolher entre Vulkan ou DirectX 12 para aumentar a resolução dos jogos do PS3 para 4K ou superior, tornando-se uma escolha superior em relação a outros emuladores disponíveis.

Apesar do brilhante trabalho dos desenvolvedores, é questionável o porquê da Sony nunca ter implementado um emulador semelhante no PS4 ou PS5. A empresa depende do serviço de streaming PS Now para rodar jogos do PS3, mas infelizmente, este serviço nunca chegou ao Brasil.

Mesmo com a recente chegada da nova PlayStation Plus no país, ainda não há uma opção oficial da Sony para jogarmos nossos títulos favoritos da sétima geração.

Cabe ressaltar que os desenvolvedores do RPCS3 pedem que o emulador seja usado com ROMs de jogos que você tenha comprado e seja dono da licença, para evitar possíveis problemas legais.

Confira abaixo os requisitos mínimos e recomendados para rodar o RPCS3 de acordo com os desenvolvedores do emulador:

Requisitos Mínimos

  • Um processador 64 bits
  • Sistema operacional Windows 11, 10, 8, 7, Linux, macOS 11.6 ou mais recente com suporte para M1 e FreeBSD 12.3.
  • Windows 10, 8, 7 64-bit or 64-bit Linux operating system.
  • Pelo menos 2 GB de memória RAM
  • Placa vídeo compatível com OpenGL 4.3 ou superior

Requisitos Recomendados

  • Processador: Intel Core de 4 núcleos com Hyper-Threading ou 6 núcleos ou superior (Haswell e posteriores); AMD 6 núcleos ou superior (Ryzen).
  • Placa de vídeo da NVIDIA ou AMD compatível com Vulkan
  • 8 GB de memória RAM ou superior

O uso do RPCS3 é fácil, porém, há uma configuração inicial necessária para garantir que os jogos do PS3 funcionem corretamente no computador. Confira os procedimentos listados:

  1. Baixe o RPCS3 diretamente daqui
  2. Entre no site oficial da Sony e baixe o firmware mais atualizado do PlayStation 3 (PS3UPDAT.PUP) ou clique aqui
  3. Abra o RPCS3 vá em “File” e escolha a opção “Install Firmware”
  4. Escolha o arquivo PS3UPDAT.PUP e faça o upload

Uma vez que a configuração inicial esteja concluída, é hora de começar a desfrutar dos jogos de PS3.

No entanto, devido a questões legais, será necessário fazer a cópia dos títulos presentes em seu console ou disco Blu-Ray. Tenha em mente que você precisará de um dispositivo com esta tecnologia.

Vale lembrar que os jogos precisam estar no formato “.PKG” e alguns também podem requerer a extensão “.RAP”. Certifique-se de ficar atento a esses detalhes.

Para instalar jogos em formato “.PKG”, siga os seguintes passos:
Abra o RPCS3, escolha “File” e a opção “Install.PKG”

  1. Escolha o arquivo do jogo deseja e espere a conclusão da instalação
  2. Assim que o processo for concluído, escolha “File”, “Startup Game” e escolha o jogo desejado

Você pôde conferir como instalar o emulador RPCS3 no PC e rodar jogos de PS3 seguindo as nossas dicas. Continue a acompanhar o nosso blog! Se inscreva para receber mais conteúdos como esse!

Créditos do vídeo ao canal: Papito Gameplay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido.