Como passar em uma entrevista de emprego: dicas importantes

Você tem uma entrevista de emprego e isso está deixando você um pouco nervoso? Então, reserve um tempo para se preparar com antecedência, isso irá ajudá-lo a ter autoconfiança na entrevista e garantir a oferta de emprego.

Contudo, há uma série de etapas que você pode seguir antes (e depois) da entrevista para garantir uma ótima impressão em seu potencial empregador.

Praticar etiqueta de entrevista

A etiqueta adequada da entrevista é importante. Lembre-se de cumprimentar a recepcionista, o entrevistador e todos os outros no ambiente de maneira educada, agradável e entusiástica.

Durante a entrevista:

  • Observe sua linguagem corporal
  • Aperto de mãos firme
  • Faça contato visual ao articular seus pontos
  • Preste atenção
  • Esteja atento 
  • Pareça interessado

Isso é algo em que você pode trabalhar em suas entrevistas práticas. Existem também dicas específicas de etiqueta dependendo do tipo de entrevista que você tem, por exemplo, uma entrevista de almoço ou jantar, uma entrevista por telefone ou uma entrevista por chamada de vídeo.

Organize-se com data e endereço

Se você precisa ir pessoalmente até a empresa para ser entrevistado, é importante saber com antecedência aonde você precisa ir e conferir o endereço e traçar rotas.

Dessa forma, você evitará se atrasar para a entrevista. Use o Google Maps ou um aplicativo semelhante para obter direções se não tiver certeza de onde está indo.

Programe seu GPS, se tiver, para encontrar a melhor rota até a empresa. Verifique o estacionamento, se é provável que seja um problema.

Se você tiver tempo, é uma boa ideia fazer um treino um ou dois dias antes da entrevista. Dessa forma, você terá certeza de onde está indo e quanto tempo levará para chegar lá.

Dê a si mesmo alguns minutos extras e chegue um pouco mais cedo para a entrevista de emprego.

Você também pode confirmar a hora e o local da entrevista, apenas para ter certeza de que está indo na direção certa.

Caso vá de ônibus, saia antes de casa e verifique os horários e itinerários dele. Você também pode pegar um Uber e chegar mais rápido sem se preocupar com as rotas, de qualquer forma, deixe uns minutos de folga.

Durante a entrevista: ouça e faça perguntas

Durante uma entrevista de emprego, ouvir é tão importante quanto responder às perguntas. Se você não estiver prestando atenção, não conseguirá dar uma boa resposta.

É importante ouvir o entrevistador, estar focado e reservar um tempo, se necessário, para compor uma resposta adequada. Também é importante discutir suas qualificações de forma a impressionar o entrevistador.

Além disso, esteja pronto para envolver o entrevistador. Afinal, você quer que haja um “dar e receber na conversa”, então lembre-se que você está construindo um relacionamento com o entrevistador, em vez de apenas fornecer respostas mecânicas às perguntas dele.

Por isso, tenha suas próprias perguntas prontas para fazer ao entrevistador. Elas precisam mostrar seu grau de interesse e poder de desenvolvimento e diálogo.

Após a entrevista: nota de agradecimento

Acompanhe a entrevista de emprego com uma nota de agradecimento ou e-mail reiterando seu interesse na vaga, no trabalho.

Considere sua carta de agradecimento como uma carta de “vendas” de acompanhamento. Reafirme porque você quer o emprego, quais são suas qualificações, como você pode fazer contribuições significativas e assim por diante.

Esta carta (e-mail) de agradecimento também é a oportunidade perfeita para discutir qualquer coisa importante que seu entrevistador tenha deixado de perguntar ou que você tenha deixado de responder tão bem quanto gostaria. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido.