Como conectar um microfone XLR ao computador: 3 métodos

Você tem um microfone XLR, mas quer saber como conectar um microfone XLR a um computador? Bom, você não está sozinho, várias pessoas diariamente pesquisam no Google como fazer isso.

Não se preocupe, neste artigo, mostraremos três maneiras diferentes de conectar microfones XLR a cada computador ou laptop.

Como conectar o microfone XLR ao computador

Quase todos os computadores vêm com uma porta de entrada de microfone embutida. Portanto, é possível conectar um microfone a um computador, mas eles não suportam todos os tipos de microfones.

Na maioria das vezes, você obterá uma porta de entrada phono de 1/8 ″, que raramente está disponível em qualquer microfone.

E o pior é que a placa de som embutida é uma porcaria. Ele não suporta microfones condensadores ou mesmo microfones dinâmicos profissionais pesados. Assim, compartilhamos três métodos diferentes para conectar seu microfone existente a um laptop ou computador.

Seja você um Youtuber, criador de vídeos ou músico, isso o ajudará a conectar um microfone XLR ao computador e gravar algumas boas sessões.

Três métodos para conectar o microfone XLR a um PC/computador

Bem, sem perder tempo, vamos pular para os métodos.

Método 1 – Usando o adaptador de sinal XLR para USB (funciona apenas para microfones dinâmicos)

Adaptador XLR para USB

O primeiro método de conectar um microfone XLR ao computador é usando um adaptador de sinal XLR para USB. Esses adaptadores são baratos e amplamente disponíveis nos mercados offline e online.

Aqui estão as etapas para conectar seu microfone XLR a um computador por meio do adaptador de sinal XLR-USB.

  • Conecte a porta fêmea do seu microfone XLR à porta macho XLR do adaptador de sinal XLR-USB.
  • Agora conecte o lado USB a qualquer uma das portas USB do computador.
  • Agora, abra as configurações de som do seu computador e você verá uma nova entrada de microfone lá.
  • Habilite a entrada e seu microfone XLR está pronto.

Mas, você não pode conectar seu microfone condensador por este método. Porque os microfones condensadores precisam de phantom power de 48+Volts, que não está disponível nas portas USB.

Com este método, você só pode conectar microfones XLR dinâmicos ao PC. É aí que entra o segundo método.

Método 2 – Conectando o microfone XLR a um PC usando uma interface de áudio ou mixer (para condensadores e microfones dinâmicos)

Interface de audio

O segundo método é obter uma interface de áudio profissional que suporte phantom power de 48+Volts e conectar seu condensador e microfones dinâmicos por meio dela.

Existem vários tipos de interfaces de áudio disponíveis no mercado, e é confuso para um novato selecionar a melhor. Então, tenho vários artigos e guias para ajudá-lo com isso. Tal como, com a ajuda dos artigos acima, você poderá selecionar uma interface de áudio ideal para você. A configuração básica é a seguinte:

  • Você obtém uma interface de áudio USB que suporta entrada de alimentação fantasma de 48+Volts e possui porta XLR para microfones.
  • (Opcional) Instale o software em seu computador fornecido na caixa da interface de áudio ou baixado do site oficial da interface de áudio.
  • Agora, conecte uma extremidade do cabo USB fornecido com a interface de áudio USB e a outra extremidade a qualquer porta USB do seu PC.
  • Agora, conecte seu microfone condensador XLR à porta XLR da interface de áudio USB.
  • Ligue o botão de alimentação fantasma e sua configuração está pronta para gravar através do microfone.

Ok, agora é hora de descobrir o terceiro e mais barato método.

Método 3 – Usando conversor de cabo de microfone XLR para P2 1/8″ TS (Funciona apenas para microfones dinâmicos)

Adaptador XLR para P2

Antes de compartilhar este método, deixe-me dizer que ele só funciona com microfones dinâmicos. Como a placa de som embutida de um computador não suporta phantom power de 48+Volts, você não pode conectar nenhum microfone condensador através deste método.

Portanto, não tente conectar condensadores por esse método ou você acabará com uma placa de som danificada.

Existem vários conectores XLR para P2 1/8″ TS disponíveis no mercado. Você pode pesquisar na Amazon digitando “XLR para 1/8″ TS”.

  • Depois de obter o conector, você precisa conectar o XLR fêmea do seu microfone com o XLR macho do conector;
  • Em seguida, conecte o lado P2 do conector à entrada do microfone do seu computador;
  • Abra as configurações de som no seu computador e habilite a opção de entrada de microfone;
  • Agora seu microfone está conectado ao computador.

Como configurar a entrada de microfone em seu laptop ou computador

Você conectou seu microfone ao computador por meio de um adaptador ou interface de áudio, mas não está obtendo o som do microfone?

Talvez você não tenha configurado suas entradas de microfone em seu computador. Portanto, você precisa configurar a entrada de microfone em seu laptop ou computador. Se você tiver uma interface de áudio dedicada, sua configuração de som será diferente.

Para configurar as entradas de microfone corretamente, você precisa primeiro descobrir onde está a opção de configurações de som em seu computador.

Se você tiver uma interface de áudio profissional conectada ao seu computador, a configuração será diferente. Cada interface de áudio tem software e configurações diferentes. Portanto, é melhor consultar o manual da interface de áudio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

error: O conteúdo está protegido.