Time cearense supera o CRB nos pênaltis após derrota no tempo regulamentar.
O Fortaleza consagrou-se tricampeão da Copa do Nordeste neste domingo, ao vencer o CRB nos pênaltis por 5 a 4, após ser derrotado por 2 a 0 no tempo regulamentar. A decisão ocorreu no estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas, e marcou o terceiro título do Leão na competição regional, o segundo nos últimos três anos.
A equipe cearense entrou em campo podendo perder por um gol de diferença para garantir o título, mas o CRB foi resiliente e conseguiu uma vitória de 2 a 0, forçando a decisão para os pênaltis graças à atuação destacada de João Neto, que marcou os dois gols do time alagoano.
Na disputa de pênaltis, o Fortaleza mostrou eficiência e converteu todas as suas cobranças. O CRB, por sua vez, viu Anselmo Ramon desperdiçar a primeira cobrança, chutando por cima do travessão, o que acabou sendo determinante para a vitória do Fortaleza.
Esse é o segundo título da Copa do Nordeste conquistado pelo Fortaleza nos últimos três anos. Em 2022, o Leão venceu o Sport na final, e em 2019, derrotou o Botafogo-PB para levantar a taça.
O Jogo
O primeiro tempo foi equilibrado no estádio Rei Pelé, com ambos os times criando oportunidades de gol, mas faltando precisão nas finalizações. As equipes tiveram que lidar com substituições devido a lesões: Moisés, do Fortaleza, deu lugar a Machuca, enquanto Saimon, do CRB, foi substituído por Gustavo Henrique.
O CRB teve a primeira boa chance aos 21 minutos com Anselmo Ramon, que desperdiçou a oportunidade. O Fortaleza respondeu com uma falta cobrada por Yago Pikachu, defendida por Matheus Albino. Outras oportunidades surgiram, mas o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
CRB Abre o Placar
No segundo tempo, o CRB intensificou a pressão e conseguiu abrir o placar aos 22 minutos com João Neto, que aproveitou uma sobra dentro da área para marcar. O Fortaleza buscou o empate nos contra-ataques, mas foi o CRB que marcou novamente, aos 41 minutos, novamente com João Neto, levando a decisão para os pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças de pênaltis, o Fortaleza foi perfeito, convertendo todas as suas tentativas. Anselmo Ramon, do CRB, errou a primeira cobrança, o que acabou selando a vitória e o título para o Fortaleza.
Ficha Técnica
CRB 2 (4) X (5) 0 Fortaleza
- Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
- Data: 9 de junho de 2024, domingo
- Horário: 16h30 (de Brasília)
- Árbitro: Emerson Ricardo Andrade (BA)
- Assistentes: Alessandro Álvaro de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
- VAR: Pablo Ramon Pinheiro (VAR FIFA – AL)
Gols:
- João Neto, aos 22 e aos 41 do 2ºT (CRB)
Cartões Amarelos:
- CRB: Fábio Alemão, Matheus Ribeiro, João Pedro, Gegê
- Fortaleza: Pedro Augusto, Pochettino, João Ricardo, Rosetto
Cartão Vermelho:
- Rosetto (Fortaleza)
CRB:
- Matheus Albino; Hereda, Saimon (Gustavo Henrique), Fábio Alemão e Matheus Ribeiro; Falcão (João Neto), João Pedro e Gegê; Labandeira (Mike), Anselmo Ramon e Léo Pereira.
- Técnico: Daniel Paulista.
Fortaleza:
- João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona e Bruno Pacheco (Tinga); Pedro Augusto (Rosetto), Hércules e Pochettino (Pedro Rocha); Yago Pikachu, Lucero e Moisés (Machuca) (Zé Welison).
- Técnico: Juan Pablo Vojvoda.