Nova taxa de juros de 1,66% para consignado do INSS entra em vigor

Medida aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social estabelece novo teto para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas.

A partir desta segunda-feira (3), começa a valer a nova taxa de juros de 1,66% ao mês para empréstimos consignados direcionados a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) em 27 de maio, marcando o oitavo corte consecutivo desde março de 2023.

Além da taxa de 1,66% para empréstimos, também entra em vigor a nova taxa de 2,46% para o cartão de crédito consignado e para o cartão de benefício. Com a implementação das novas taxas, bancos e instituições financeiras estão proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com juros superiores aos limites estabelecidos.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os segurados do INSS podem comprometer até 45% do valor do benefício com o empréstimo consignado. Desse percentual, 35% são destinados a empréstimos pessoais, 5% ao cartão de crédito e 5% ao cartão de benefício.

O consignado é uma modalidade de crédito oferecida a quem recebe aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento, oferece facilidade de acesso e juros reduzidos. Para verificar as taxas de juros e escolher a mais vantajosa, os segurados podem acessar o portal do INSS ou o aplicativo Meu INSS, onde estão disponíveis as taxas praticadas pelas diversas instituições financeiras do país.

Os segurados têm a opção de consultar as taxas de juros em diferentes bancos e realizar a portabilidade do empréstimo, se desejado. No aplicativo ou site, basta selecionar o serviço “extrato de empréstimos” e a opção “instituições e taxas” para visualizar as taxas disponíveis antes de contratar o empréstimo.

Passo a passo para acessar as taxas de empréstimo consignado:

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.
  2. Na página inicial, clique na lupa e escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”.
  3. Será aberta uma página com a lista de bancos e as respectivas taxas de juros.
  4. Para ver mais opções, role a página até o final e clique em “Ver mais”.
  5. É possível buscar diretamente por uma instituição específica na barra de pesquisa.

Com essas novas medidas, o governo busca proporcionar condições mais justas e acessíveis para aposentados e pensionistas, garantindo maior transparência e competitividade no mercado de crédito consignado.

Relacionados

error: O conteúdo está protegido.