Júri de Nova York sentencia Trump por pagamentos de campanha ilegais relacionados a Stormy Daniels.
Donald Trump entrou para a história nesta quinta-feira, 30, como o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. Um júri em Nova York considerou o republicano culpado por acusações de pagamentos de campanha ilegais feitos para silenciar a ex-atriz de filmes adultos Stormy Daniels.
A data para a sentença foi marcada para 11 de julho, segundo informações da CNN. As punições podem variar desde multas e restituições até a possibilidade de prisão, dependendo do desenvolvimento do caso. Especialistas acreditam que Trump deve apelar da decisão.
O processo envolve reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para compensar o pagamento a Stormy Daniels. O intuito era evitar que Daniels divulgasse um suposto caso extraconjugal com Trump. Esse pagamento foi registrado ilegalmente como despesa de campanha nas eleições de 2016.
Este veredicto pode afetar os planos de Trump para retornar à Casa Branca. O ex-presidente, que desponta como principal candidato republicano, tem liderado a maioria das pesquisas de intenção de voto contra o atual presidente Joe Biden. No entanto, diversas sondagens indicam que a condenação pode reduzir o apoio dos eleitores a sua candidatura.
Esta condenação histórica marca um momento sem precedentes na política americana, com implicações significativas para o futuro político de Trump e o panorama das eleições de novembro.