Medida visa beneficiar setores industrial e agropecuário; BNDES será responsável pela gestão dos recursos.
Nesta segunda-feira (27), o vice-presidente Geraldo Alckmin revelou que o governo federal está prestes a lançar uma medida provisória que concederá R$ 15 bilhões em crédito para grandes empresas do Rio Grande do Sul. A expectativa é que o anúncio oficial ocorra entre hoje e terça-feira (28). Alckmin, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que a proposta está nos ajustes finais.
O objetivo da medida é apoiar grandes empresas gaúchas dos setores industrial e agropecuário, que não foram contempladas nas primeiras rodadas de crédito do governo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o responsável por operar esse crédito, e planeja estabelecer uma “unidade avançada” em Porto Alegre (RS) para facilitar a gestão dos recursos.
“Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá um encontro com o presidente Lula para definir os detalhes da medida para grandes empresas. Será através do fundo social, totalizando R$ 15 bilhões. O presidente vai acertar com Haddad os últimos detalhes, mas a medida provisória já está praticamente finalizada e deve ser anunciada entre hoje e amanhã”, destacou Alckmin durante um evento em Caxias do Sul (RS).