Ministros se Reúnem para Deliberar Respostas Governamentais ao Estado Atingido por Temporais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programado para revelar hoje, segunda-feira (6), o plano jurídico para as ações de reconstrução do Rio Grande do Sul, em decorrência das recentes chuvas que devastaram a região. O anúncio foi confirmado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, após uma reunião ministerial realizada nesta manhã para discutir as medidas do governo em resposta à situação no estado.
De acordo com Costa, o foco do anúncio será a definição do procedimento legal para as iniciativas destinadas à recuperação do Rio Grande do Sul, sem necessariamente incluir detalhes sobre valores financeiros. O ministro enfatizou a importância de aguardar a diminuição das águas, a limpeza das áreas afetadas e a avaliação completa dos danos antes de estimar os custos totais da reconstrução.
Além disso, Costa ressaltou a necessidade de repensar muitas das ações, sugerindo que projetos alternativos poderão ser necessários, como realocar moradias em áreas mais seguras ou redesenhar estruturas, como pontes, para evitar futuras tragédias.
Sobre a possibilidade de suspender, descontar ou perdoar a dívida do Rio Grande do Sul com a União, o ministro da Casa Civil preferiu não fornecer uma resposta direta, indicando que diversas opções estão sendo avaliadas pelo governo.
O presidente Lula, conforme relatado pelo R7, optou por não participar de um evento no Palácio do Planalto nesta manhã, decidindo em vez disso reunir-se com ministros para discutir as ações do governo federal em apoio ao Rio Grande do Sul. A reunião contou com a presença de Rui Costa, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).