Com baixa adesão de grupos prioritários, município abre imunização para pessoas acima de 6 meses de idade.
A partir desta quinta-feira (2), qualquer indivíduo com mais de 6 meses de idade na cidade de São Paulo tem acesso à vacina contra a gripe em uma das 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponíveis. A medida surge em resposta à baixa adesão dos grupos prioritários e à disponibilidade de um estoque de mais de 1 milhão de doses na capital paulista.
Até o último dia 30 de abril, apenas 27% do grupo prioritário, composto por 4,5 milhões de pessoas, havia sido vacinado contra a gripe, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Diante desse cenário, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da campanha de imunização em todo o país.
“A vacinação é crucial para proteger a saúde da população e conter a propagação do vírus, especialmente durante os períodos mais frios, quando os casos de gripe tendem a aumentar”, destacou a ministra Nísia Trindade em comunicado oficial.
Segundo levantamento da pasta, até o dia 21 de abril apenas 22% do público-alvo havia sido vacinado contra a gripe, sendo aplicadas cerca de 14,4 milhões de doses de um total de 75,8 milhões de pessoas elegíveis. A campanha teve início em 25 de março, porém, a Região Norte não está inclusa na expansão do público-alvo, pois iniciou sua campanha em novembro de 2023.