Nesta terça-feira (24), o Ibovespa demonstra um desempenho positivo, registrando um aumento de 1,01%, alcançando 113.925 pontos por volta do meio-dia. Paralelamente, o dólar apresenta uma queda de 0,32%, sendo cotado a R$ 4,99.
O incremento no Ibovespa foi impulsionado pela atuação destacada da Vale, uma das principais empresas do índice, bem como pela tendência otimista refletida nos índices de Nova York.
A Vale, por sua vez, observou um crescimento de 2,3%, alinhando-se com a elevação notável dos contratos futuros do minério de ferro na China. Esta ascensão é respaldada pela estratégia de Pequim de emitir mais dívida soberana, visando fomentar a expansão econômica. O contrato de maior volume na Bolsa de Mercadorias de Dalian concluiu suas operações diárias com um aumento de 3,8%.
Nos Estados Unidos, os índices financeiros também apresentaram avanços: Dow Jones com 1,01%, S&P com 0,92% e o Nasdaq com 1,03%. Com a iminente decisão sobre a política monetária do Federal Reserve, informações referentes ao desenvolvimento da principal economia mundial continuam sob observação. Os destaques do dia incluem dados preliminares de outubro sobre a indústria manufatureira e o setor de serviços nos EUA.
No cenário de dívidas dos EUA, o rendimento do título de 10 anos do Tesouro norte-americano estava em 4,861%, um aumento em relação aos 4,838% do dia anterior.
A situação no Oriente Médio ainda é motivo de preocupação para os investidores globais. A atenção permanece voltada para as movimentações das principais nações e os principais exportadores de petróleo da região.
Especialistas do Itaú BBA indicam que, tecnicamente, o Ibovespa ainda mostra uma tendência decrescente no curto prazo, com um suporte significativo em 111.600 pontos. Caso esse patamar seja rompido, o índice poderá se direcionar a 108.100 pontos, conforme análises. “Se houver um reajuste, o índice encontrará barreiras em 114.100, 115.400 e 117.100 pontos, níveis que ainda indicam uma tendência decrescente no curto prazo”, afirmaram em comunicado aos seus clientes.