A Arábia Saudita demonstra crescente interesse na paisagem econômica do Brasil, com um olhar atento principalmente à indústria farmacêutica nacional. Abdulrahman T. Bakir, figura-chave no Ministério de Investimentos saudita, expressou recentemente à CNN o apreço do país pela capacidade farmacêutica do Brasil. “O Brasil se destaca no cenário farmacêutico mundial, e nós, da Arábia Saudita, estamos em busca constante de inovações tecnológicas nessa área. Sem dúvida, essa é uma área em nosso foco”, afirmou Bakir.
Ele elogiou ainda a infraestrutura de saúde do Brasil, ressaltando a qualidade dos hospitais e profissionais médicos brasileiros. “O sistema de saúde brasileiro é robusto, e vemos oportunidades valiosas de parcerias aqui”, adicionou.
Embora Bakir tenha sido reticente quanto a valores e empresas específicas em vista, ele confirmou que diálogos estão em andamento com diversos empresários brasileiros.
Recentemente, uma grandiosa delegação saudita, composta por quase 100 autoridades governamentais, empresários e gestores de fundos, desembarcou em São Paulo. Em suas agendas, constavam reuniões com líderes de diversos setores, incluindo Paulo Moll, da Rede D’Or.
Bakir também mencionou outros setores brasileiros que despertam o interesse saudita, como o de energia renovável. “O Brasil tem grande relevância mundial em termos de energia hidrelétrica e eólica. Buscamos expandir globalmente com foco em energias limpas, e o Brasil desempenha um papel central nisso”, ressaltou.
A mineração é outro setor que chama a atenção dos sauditas. Recentemente, a mineradora brasileira Vale firmou um acordo envolvendo bilhões com a Manara Minerals e a Engine Nº1, ambas com vínculos sauditas.
Além da indústria pesada, Bakir destaca a importância de se voltar para setores como o turismo. “O Brasil se sobressai globalmente em termos de hotelaria. Seus hotéis competem em padrão com os melhores do mundo”, opinou. Ele ainda citou que a hospitalidade e o turismo brasileiros são aspectos notáveis para potenciais investidores sauditas.
Finalizando, Bakir reiterou: “O Brasil é rico em oportunidades, de turismo a mineração. É essencial explorar todo o potencial que este país oferece.”