São Paulo, 7 de setembro de 2023 – O programa Desenrola Brasil atingiu um marco significativo ao renegociar aproximadamente R$ 11,7 bilhões em dívidas bancárias após apenas sete semanas de implementação. De acordo com informações divulgadas hoje pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 1.250 consumidores foram beneficiados, totalizando mais de 1,6 milhão de contratos renegociados.
Essa notável cifra refere-se exclusivamente à Faixa 2 do programa, na qual os débitos bancários são renegociados diretamente com as instituições financeiras em condições especiais. Além disso, os bancos participantes tomaram medidas que resultaram na desnegativação automática de aproximadamente 6 milhões de registros de dívidas no valor de até R$ 100.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney, ressaltou o comprometimento dos bancos com o sucesso do Desenrola Brasil, destacando que “as instituições financeiras estão plenamente engajadas em contribuir para a redução do número de consumidores negativados, proporcionando a milhões de cidadãos a oportunidade de aliviar seu endividamento.”
O Programa Desenrola Brasil e seu Objetivo
Idealizado pela equipe econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Desenrola Brasil tem como principal finalidade a redução da inadimplência entre os brasileiros, visando estimular o consumo e promover a recuperação econômica. Atualmente, cerca de 43,72% da população adulta do país, equivalente a 71,4 milhões de pessoas, enfrenta dívidas pendentes. O programa está aberto para adesões até o dia 31 de dezembro deste ano, buscando aliviar o fardo financeiro de um grande contingente de brasileiros.