Óvnis serão investigados por Congresso dos EUA

Na última quarta-feira (26), ocorreu uma audiência na Câmara dos Deputados que entrou para a história. A audiência não rendeu nada conclusivo, porém isso não apagou o simbolismo do evento.

Pela primeira vez na história dos EUA, o Congresso convocou uma audiência para investigar fenômenos aéreos não identificados, popularmente conhecidos como óvnis (objetos voadores não identificados).

Ao longo de 2 horas, foram ouvidas 3 testemunhas que relataram encontros com objetos que subvertiam a lógica da física. Um deles foi o comandante aposentado da Marinha dos EUA, David Fravor.

O comandante narrou o encontro com óvnis que se moviam de maneira singular e que confundia os aviadores. As imagens desse encontro foram divulgadas somente em 2017 e analisadas pela Marinha dos EUA em 2019.

Os depoimentos tocaram em temas como receios de pilotos de relatar o que viram, supostas retaliações e materiais biológicos coletados.

Tantos Republicanos como Democratas questionaram as testemunhas. Os 2 espectros da política estadunidense concordaram que os relatos indicam uma possível ameaça à segurança nacional, apesar de permanecer a incógnita sobre a real natureza dos óvnis descritos.

Por que foi histórico?

A audiência na Câmara é um evento histórico independente dos resultados e ações práticas que tenham gerado ou não. Isto porque ela representa o reconhecimento dos altos escalões do governo que os objetos misteriosos identificados são dignos de atenção.

Ou seja, para os congressistas e especialistas consultados pelas autoridades, os eventos são extraordinários e não há uma explicação clara.

Ceticismo esteve presente

Apesar do assunto ter sido tratado com seriedade pelos congressistas, nem todos os presentes se sentiam confortáveis ou crentes com as especulações postas à mesa.

Não adiantou o Republicano Tim Burchett explicar logo no início da sessão que eles não estavam ali para “trazer homenzinhos verdes ou discos voadores”.

Um colega de partido, Eric Burlison, lançou dúvidas se o que os pilotos viram eram objetos alienígenas ou artefatos desenvolvidos por agências secretas de espionagem.

Para ele, parece pouco crível que seres com tecnologia avançada fossem “incompetentes” o suficiente para cair na Terra.

Histórico recente de óvnis nos EUA

O tema segurança nacional e óvnis ganhou visibilidade nos EUA em 2017. Época em que o jornal The New York Times publicou que o Pentágono abrigava um programa secreto para investigar objetos aéreos não identificados.

A mesma publicação trouxe a público 3 vídeos exibindo encontros inusitados com óvnis. Os militares norte-americanos reconheceram a existência desses encontros, mas não foram taxativos sobre as origens desses objetos.

O tema passou a ser discutido com seriedade na mídia dos EUA. Dois ex-presidentes já abordaram o tema em entrevistas públicas durante o exercício do cargo: Barack Obama e Donald Trump.

John Kirby, atual porta-voz do Conselho de Segurança, declarou ter a “mente aberta sobre o assunto”.

Robert Garcia, Democrata, encorajou durante a audiência de quarta a elaboração de mais relatórios para melhor entendimento sobre esses fenômenos. “Estaremos mais seguros quanto mais entendermos”.

Se os EUA ficaram famosos como a “polícia do mundo”, o evento de quarta demonstra ser de seu interesse se tornar um vigilante galáctico.

 Fontes:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/26/alienigenas-na-terra-o-que-congresso-dos-eua-investigara-sobre-ovnis.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ex-militares-dos-eua-depoem-sobre-ovnis-nesta-quarta-feira-parlamentares-acusam-governo-de-manter-segredo/

 

Relatório anticópia:

 

https://ibb.co/54QBkHL

 

 

Relacionados

error: O conteúdo está protegido.