Cadela resgatada com náufrago australiano é deixada para trás

Um caso que parecia de união perfeita e inseparável teve um desfecho surpreendente na última quinta-feira (20).

Tim Shaddock ganhou os noticiários mundiais com sua cachorra Bella ao ficar à deriva por mais de dois meses no Pacífico Oriental. Ocorrido que lhe valeu a alcunha de “náufrago australiano”.

Shaddock partiu com sua cadela em um catamarã na Baja Califórnia, península mexicana, pretendendo aportar na Polinésia Francesa. Viagem de cerca de 6 mil km.

Mas uma tempestade no Pacífico Oriental estragou os seus planos.  Foi tão violenta que avariou o seu barco e o obrigou a ficar à deriva a mais de 2 mil km da terra firme.

Shaddock ficou isolado no oceano com Bella por mais de 2 meses.

A reação foi de surpresa e alívio quando foram descobertos por funcionários de um barco pesqueiro no início da semana.

Pesca foi fundamental para a sobrevivência

Durante os dois meses de total isolamento, o australiano contou com sua reserva de suprimentos, que felizmente a abasteceu bem para encarar os 6 mil km.

Porém, com o tempo que ficou no mar e sem ter certeza do quanto tempo ficaria, precisou administrar até o limite a reserva e recorrer à pesca para sobreviver.

Ele e Bella passaram vários dias à base de peixe cru e bebendo água da chuva.

Após o resgate

Quando foi resgatado pelo barco pesqueiro, Shaddock demonstrou alívio e gratidão. Na entrevista com a imprensa, apareceu de boné e barba robusta e revelou os seus planos após o incidente traumático: reunir-se com a família e rever os amigos.

Ele ainda divulgou imagens de sua condição física quando foi salvo pelos pescadores, ocasião em que se pôde constatar visível subnutrição e abatimento, apesar do sorriso de felicidade pelo salvamento.

Com a experiência intensa e única ao lado da cachorra, era de se esperar que permanecesse com sua fiel companheira onde quer que fosse. Mas na última quinta-feira veio a notícia de que ele decidiu doar a cadela a um dos pescadores que ajudou no resgate.

Shaddock voltou para a Austrália em viagem de avião. Ainda não se sabe o motivo por trás da decisão.

Náufragos famosos

Com o resgate do náufrago australiano, foi inevitável se lembrar de Chuck Noland, interpretado por Tom Hanks no clássico O Náufrago de Robert Zemeckis.

Porém, não é necessário recorrer à ficção para se lembrar de casos semelhantes.

Maurice e Marilyn Baily

Marilyn e Maurice estavam em um iate viajando para a Nova Zelândia quando uma baleia danificou o barco. Em um bote salva-vidas, enfrentaram fome, desidratação e desespero. Após 117 dias à deriva, foram salvos por um barco pesqueiro coreano. Passaram por condições extremas, mas sobreviveram.

Steven Callahan

Marinheiro experiente, Steven Callahan enfrentou a luta pela sobrevivência flutuando no oceano por 76 dias. Com suprimentos limitados, pescou e converteu água do mar em potável. Chegou à terra firme no dia 76 e, após se recuperar, retomou suas viagens de barco.

Troy e Josh

Dois jovens em abril de 2005 sobrevivem milagrosamente por seis dias à deriva após pescar tubarões na Carolina do Sul. Sem água ou comida, foram resgatados após escreverem mensagens de adeus. Estavam em estado grave ao serem salvos, mas superam prognósticos médicos.

FONTES

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/07/20/naufrago-australiano-que-foi-resgatado-junto-com-a-cadela-deixa-o-animal-para-tras-e-volta-para-casa.ghtml

https://hypescience.com/10-naufragos-que-sobreviveram-para-contar-sua-historia/

https://www.bemparana.com.br/noticias/mundo/australiano-que-ficou-dois-meses-a-deriva-no-meio-de-oceano-finalmente-consegue-voltar-pra-casa/

Relatório anticópia:

https://ibb.co/tDvpmcr

Relacionados

error: O conteúdo está protegido.