Auckland, uma das cidades sedes da Copa do Mundo Feminina, foi alvo de atentado horas antes da abertura dos jogos nesta quarta-feira (19).
Um homem invadiu um prédio em obras na região central da cidade e iniciou série de disparos contra civis. A polícia informou que o ataque começou às 7h22 (16h22 no horário de Brasília) e dezenas de viaturas isolaram a área para lidar com a ocorrência.
O atentado, ainda sem motivação clara, causou a morte de 2 pessoas e deixou outras 6 feridas.
O atirador foi morto pela polícia no local e sua identidade continua anônima.
As ruas do entorno do prédio invadido foram fechadas e o prefeito da cidade, Wayne Brown, se pronunciou pelo Twitter pedindo para os moradores evitarem o centro de Auckland.
Ele declarou que a situação é assustadora para os moradores da cidade.
Após o episódio, a polícia da Nova Zelândia emitiu nota declarando compreender que o ocorrido cause alarme, mas assegurou tratar-se de um incidente isolado e não representar risco a segurança nacional.
A Copa do Mundo Feminina em Auckland
Auckland é uma das cidades sedes da Copa do Mundo Feminina e palco da cerimônia de abertura do mundial.
O estádio Eden Park, onde ocorreu a primeira partida do torneio, travada pelas seleções da Nova Zelândia (1) e Noruega (0), fica a apenas 4 quilômetros do local do tiroteio.
Seleção Brasileira no mundial
A seleção brasileira convocada pela sueca Pia Sundhage está instalada no Resort Royal Pines, em Gold Coast, ao sul de Brisbane. O Eden Park não figura no roteiro da seleção na primeira fase e nem no caminho para uma eventual final.
As meninas da amarelinha estreiam na Copa no dia 24 de julho (segunda-feira), às 8h no horário de Brasília, contra o Panamá no Estádio Hindmarsh.
O segundo jogo da seleção está marcado para 29 de julho (domingo), às 7h, contra a França no Estádio Brisbane.
O último jogo da seleção na fase de grupos será no dia 2 de agosto (quarta-feira), às 7h, contra a Jamaica no Estádio Melbourne Rectangular.
No domingo, 20 de agosto, está prevista a final do mundial no Estádio Australia às 7h.
Edição de 2023 será a primeira com 32 seleções
A Copa do Mundo Feminina estreou em 2023 o formato com 32 seleções. Até a última edição o torneio reunia 24 seleções e classificava, com os primeiros do grupo, os melhores terceiros colocados.
Nesta edição, apenas as duas melhores seleções dos grupos se classificam para as oitavas de final.
A Copa de 2023 ainda trará outra novidade: será a primeira com dois países sedes: Austrália e Nova Zelândia.
Os jogos da seleção serão transmitidos pela Rede Globo e pela Cazé TV na internet.
Última chance de Marta
O mundial feminino entre seleções é disputado desde 1991 e apenas quatro seleções se sagraram campeãs: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão.
Nossas meninas bateram na trave na edição de 2007, quando conquistaram o vice-campeonato.
Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, disputará a sua última Copa e certamente tentará encerrar sua participação no torneio erguendo a taça dourada.
Fontes:
https://olympics.com/pt/noticias/copa-mundo-feminina-2023-programacao-onde-assistir