Abigail Disney (63), foi presa na última sexta-feira (16) em Nova York ao obstruir parte do aeroporto de East Hampton em Wainscott, Nova York, com dezenas de manifestantes.
A herdeira do Grupo Disney prendeu-se aos ativistas com uma corrente feita de fitas adesivas e canos de plástico.
A polícia foi chamada para liberar a área. Os policiais precisaram serrar a corrente. Em seguida, as autoridades prenderam Disney e os demais manifestantes.
O motivo do protesto
Abigail, além de ser uma das herdeiras do bilionário império Disney, é ativista de causas ambientais.
Ela se uniu a um grupo que organizava um protesto contra os investidores de combustíveis fósseis e outros poluentes nocivos ao clima.
Como a maioria deles usam jatos particulares para passar férias exclusivas, decidiram bloquear uma área do aeroporto reservada para este tipo de aeronave.
Na sua conta no Twitter, Abigail revelou por que decidiu participar de uma iniciativa tão contundente em defesa do clima somente aos 63 anos.
A idade foi justamente uma das principais motivações, pois aos 63 ainda não tinha revelado sua “impressão digital”.
Abigail escreveu que a última coisa que o planeta precisa é de bilionários expelindo gases poluidores para chegar as suas “casas de praias palacianas”.
Milionária contrária a fortuna: o perfil inusitado de Abigail Disney
Abigail é sobrinha-neta de Walt Disney e neta de Roy Disney, irmão de Walt e um dos fundadores do poderoso império do entretenimento.
Por pertencer a uma árvore genealógica tão privilegiada, era de se esperar que Abigail se sentisse confortável e uma grande sortuda, mas ela contraria a expectativa.
Em entrevista a BBC, Disney disse ter ficado aborrecida ao saber que aos 21 anos era herdeira de 10 milhões de dólares. A descoberta foi “até traumatizante”.
Revelou ainda que já sentiu vergonha de seu sobrenome
Em janeiro de 2023, assinou uma carta aberta, com outros 200 milionários, para o Fórum Econômico de Davos. A carta defendia que os milionários recebessem taxação mais pesada “para o bem comum”.
Filantropia e relação familiar abalada
Sua conduta avessa ao acúmulo de capital não se limita a protestos e críticas.
Ela estima ter doado cerca de 70 milhões de dólares para contribuir com o “bem-estar de outras pessoas”.
A sua postura crítica e incisiva abalou a relação com a família que a encara como a ovelha negra.
Disney conta que percebeu desde cedo não pertencer ao ambiente em que foi criada e que parou de usar o jatinho da família.
Na entrevista concedida em 2020, Abigail declarou tentar transmitir seus próprios valores na criação dos filhos.
Ela e o marido decidiram destacar qualidades que não se relacionam com o dinheiro, como a generosidade. “Também ensino e falo muito sobre justiça”, explica.
Sobre como se sente com a sua fortuna atualmente, diz se sentir mais confortável, por compreender que ela pode ser uma bela ferramenta se guiada por bons valores e princípios.
Relatório anticópia:
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-54733900