Teto salarial no futebol: entenda como isso poderá funcionar!

teto salarial no futebol

Novo teto salarial no futebol europeu pode mudar a maneira como os jogadores administram o seu salário.

Apesar de o futebol europeu ser considerado a “galinha de ovos de ouro” do esporte, as novas normas da UEFA podem mudar o teto salarial dos atletas.

Ou seja, as ostentações que estamos acostumados a ver, podem simplesmente deixar de existir com o novo teto salarial no futebol.

Continue lendo o nosso artigo e entenda na prática o que muda na vida dos jogadores com o novo teto salarial no futebol.

O novo teto salarial no futebol

A princípio, os clubes da Europa não estão tendo lucro. Ora, mas como conseguem pagar os salários altíssimos dos atletas?

Então, aqui está o motivo do baixo ou nenhum lucro de alguns clubes, as despesas com jogadores.

Embora a grande maioria dos clubes consigam pagar seus atletas e manter as demais despesas, o lucro da operação parece ruim para os donos dos times.

Caso não saiba, o presidente de um clube não é o dono do mesmo, na grande maioria das vezes os proprietários destes times nem entendem de futebol.

Talvez seja de seu conhecimento que boa parte dos times da Europa pertencem aos Sheiks da Arábia, os mesmos parecem estar insatisfeitos com o lucro de suas empresas de futebol.

Em poucas palavras, os donos destes clubes buscam ter mais lucro, criando o novo teto salarial no futebol.

O que muda com o novo teto salarial no futebol?

Neste primeiro momento nada.

Entretanto, uma vez implementado, o novo mecanismo de salário aplicaria valores “padrões”.

Isso significa que os atletas teriam um valor padronizado com base em métricas que ainda estão sendo pensadas pelo autor da proposta.

Hoje em dia, um atleta vale o que um clube oferecer, ou seja, não existe um valor exato para a contratação, tudo é negociado com o próprio jogador.

Porém, se o novo teto passar a valer de forma oficial, a própria UEFA desenvolveria os padrões de mercado.

Desse modo, o jogador receberia apenas o que estivesse dentro da média, gerando uma redução nas despesas salariais dos clubes.

A decadência do futebol

Embora existam um ou outro atleta que “ame o futebol”, nós sabemos que o sonho de ser jogador está diretamente atrelado ao dinheiro.

Portanto, a nova regra salarial pode desmotivar muitos atletas a entrarem em campo, deixando o esporte a desejar.

Ou seja, o que era ruim tende a ficar pior, jogadores desanimados em campo e partidas “sem sal” com certeza serão comuns.

Em resumo, a nova regra salarial pode beneficiar apenas os donos dos clubes, que visivelmente estão insatisfeitos com o lucro de seus negócios.

O que esperar do novo teto salarial?

Hoje em dia a grande maioria dos atletas estão se encaminhando para a aposentadoria.

Por esse motivo não iremos ver muita diferença neste primeiro momento.

No entanto, com novos talentos sendo revelados, com certeza veremos esses futuros prodígios desistirem ou não desempenharem o suficiente no esporte.

Conclusão

Incialmente, as mudanças não parecem gerar danos ao esporte, no entanto, ao longo dos anos com certeza iremos perceber as consequências do novo teto salarial no futebol.

Relacionados

error: O conteúdo está protegido.