O Google está lançando um chatbot com inteligência artificial (IA) chamado Bard, com o objetivo de competir com o ChatGPT. Antes de ser lançado ao público nas próximas semanas, o Bard será testado por um grupo selecionado de usuários.
O Bard foi desenvolvido com base no modelo de linguagem existente do Google, o LaMDA, e é tão convincente em suas respostas que alguns engenheiros acreditam que ele é senciente. A empresa também anunciou novas ferramentas de IA para seu mecanismo de busca atual.
Os chatbots de IA são projetados para responder a perguntas e encontrar informações, como é o caso do ChatGPT. Eles usam a internet como um enorme banco de dados de conhecimento, embora isso também signifique que conteúdo ofensivo ou desinformação pode ser compartilhado.
O CEO do Google, Sundar Pichai, escreveu em um blog que o objetivo da Bard é “combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”. No entanto, ele não explicou como será evitado que o Bard compartilhe conteúdo prejudicial ou abusivo.
Inicialmente, a plataforma funcionará em uma versão “leve” do Lamda, que requer menos recursos para que mais pessoas possam usá-la ao mesmo tempo, segundo Pichai. O anúncio do Google ocorre em meio a rumores de que a Microsoft está prestes a trazer o ChatGPT para o seu mecanismo de busca Bing, após um investimento multibilionário na OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT.
O ChatGPT é capaz de responder a perguntas e atender solicitações em forma de texto, usando informações encontradas na internet em 2021. Ele pode gerar discursos, músicas, textos de marketing, artigos de notícias e redações de alunos. Atualmente, é gratuito para as pessoas usarem, embora a OpenAI tenha anunciado recentemente uma opção de assinatura para complementar o acesso gratuito. No entanto, o objetivo final dos chatbots é ser uma ferramenta de pesquisa na internet, substituindo páginas de links por uma resposta definitiva.
De acordo com Pichai, as pessoas estão usando a pesquisa do Google para fazer perguntas mais sutis do que antes. Por exemplo, enquanto uma pergunta comum sobre piano no passado poderia ter sido: “quantas teclas ele possui”, agora é mais provável que seja se “é mais difícil de aprender do que o violão” – o que não tem uma resposta factual imediata.
Sobre o ChatGPT
O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI. Ele foi treinado com dados da Internet e pode responder a perguntas, realizar tarefas como escrever textos ou gerar músicas, entre outras coisas. O ChatGPT funciona usando o que está na Internet como um enorme banco de dados de conhecimento, mas também há preocupações sobre a desinformação e o material ofensivo que pode ser compartilhado por ele.
Atualmente, é gratuito para as pessoas usarem, mas a OpenAI recentemente anunciou um nível de assinatura para complementar o acesso gratuito. O objetivo final dos chatbots, de acordo com os especialistas, é substituir as páginas de links da web por uma resposta definitiva.