De acordo com notícias que foram divulgadas na quarta-feira (18) o ex-jogador Robinho deve cumprir pena no Brasil.
Dessa forma, ele que havia sido condenado na Itália pelo crime de violência sexual em grupo, recebendo uma instância de 9 anos de prisão conforme justiça italiana.
No entanto, tudo ainda está sendo analisado, até porque a própria constituição brasileira proíbe a extradição de brasileiros natos em determinadas situações para outros países.
Porém, e o que certamente está dando o que falar, se dá pelo fato de o jogador Robinho já afirmou que gostaria de voltar a campo no país.
Nesse sentido, será que a sua permanência aqui vai permitir com que ele se torne um jogador ainda? Será que será cumprido todo o tempo solicitado pela justiça Italiana?
Itália solicita extradição de ex-jogador Robinho
Conforme legislação, uma pessoa pode ser extraditada para o seu país de origem, onde pode usar ele para o cumprimento de suas penas.
Dessa forma, seguindo isso, a Itália ano passado em especifico no mês de outubro fez um pedido de extração do ex-jogador para o país para que ele pudesse vir a cumprir suas penas.
No entanto, seguindo até mesmo os princípios da constituição que afirma que nenhum jogador nato poderá ser extraditado, o ex-jogador Robinho permanece no país.
O Governo Bolsonaro na época negou o pedido de extradição diretamente por conta do que está previsto na constituição que diz:
Artigo 180 da constituição, decreta:
Art. 1º Em nenhum caso será concedida a extradição de brasileiros requisitada por Estado estrangeiro. O Governo Federal continuará, porém, a requisitar aos Estados estrangeiros a extradição de brasileiros, na forma de direito.
Por fim, vale citar que o ministro da Justiça, Flávio Dino, vem avaliando o caso, e mesmo que seja novo, já está vendo uma solução.
Veja o que ele disse:
“O exame definitivo compete a questões jurídicas, não são questões políticas. A própria Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos brasileiros natos. Mas, agora pode, em tese, haver esse cumprimento de pena, mas isso precisa ser examinado e isso efetivamente tramitar”.
“Efetivamente isso não chegou e não posso dizer ainda minha opinião, mas evidentemente, posso afirmar que a minha visão geral é de que crimes, quaisquer que sejam eles, devem ser punidos. Mas, a aplicabilidade de um caso completo como esse só pode ser feita depois que houver toda a tramitação”.
Portanto, ao que tudo indica, será importante aguardar o período de análise do caso, para que seja dado uma reposta definitiva ao caso do ex-jogador Robinho.
Robinho vai parar de jogar bola?
Sim, enquanto o seu caso estiver em tramite judicial, o ex-jogador Robinho não poderá voltar aos campos.
Dessa forma, por mais que em entrevista ele tivesse afirmado que tinha desejo em voltar a jogar, saiba que enquanto o processo estiver acontecendo, isso será impossível.
Além disso, caso Robinho venha a ser extraditado para o cumprimento de sua pena, ao que tudo indica, serão 9 anos de prisão.
Ou seja, ao final da pena, o jogador já vai estar próximo aos seus 50 anos, o que já dificulta um pouco retornar aos campos.
Considerações finais
Por fim, o que você acha sobre a notícia de que Ex-jogador Robinho deve cumprir pena no Brasil? Acha que ele deve ser extraditado?