O vice-primeiro-ministro do país da Ucrânia, Mykhailo Fedorov , pediu a todas as empresas de desenvolvimento de jogos e plataformas de e-sports que bloqueiem contas russas e bielorrussas, cancelem torneios e banam os jogadores.
A Electronic Arts twittou: “A EA Sports se solidariza com o povo ucraniano e, como tantas vozes em todo o mundo do futebol, pede paz e o fim da invasão da Ucrânia.”
“Em linha com nossos parceiros da Fifa [Federação Internacional de Futebol Associado] e Uefa [União das Associações Europeias de Futebol], a EA Sports iniciou processos para remover a seleção russa e todos os clubes russos dos produtos EA Sports Fifa, incluindo Fifa 22. , Fifa Mobile e Fifa online.”
“Também estamos avaliando ativamente as mudanças relacionadas a outras áreas de nossos jogos”.
Além disso, ela removeu equipes russas e bielorrussas dos jogos da NHL 22. Ainda não houve nenhuma resposta da Microsoft e da Sony, donas do Xbox e Playstation, respectivamente, ao tweet de Fedorov pedindo que deixassem o mercado russo.
Em vista disso, o aplicativo de streaming de música Spotify anunciou que fechou seu escritório na Rússia por tempo indeterminado
No início desta semana, removeu todo o conteúdo da mídia estatal RT e Sputnik em sua plataforma na União Europeia, nos EUA e em outros mercados, exceto a Rússia, seguindo etapas semelhantes do Meta e do Twitter.
Por fim, com toda certeza, principalmente para os amantes da linha, essa notícia chocou muitas pessoas. Para entender melhor, veja mais sobre tudo isso a seguir.
Sem Rússia no FIFA
Eletronic Arts remove time da Rússia é algo bastante importante tanto para o mundo dos games, e principalmente de um grande clássico, adorado e amado principalmente pelos brasileiros.
Até porque, quem você joga é um elemento essencial da Fifa, pois as pessoas vivem seus sonhos esportivos em casa.
Ser repentinamente incapaz de escolher jogar com seu país ou seu clube favorito altera intensamente a experiência que muitos jogadores russos podem ter com um jogo que amam.
Além disso, é um jogo pelo qual eles já pagaram.
Desse modo, a Electronic Arts também fez um movimento semelhante com sua franquia de hóquei no gelo da NHL.
Dado que shows, lançamentos de filmes e eventos esportivos já foram cancelados na Rússia, era apenas uma questão de tempo até que a indústria de jogos se envolvesse.
Já vimos empresas de jogos arrecadando fundos, eventos de e-sports banindo times russos e mensagens de solidariedade ao povo da Ucrânia nas mídias sociais.
Contudo, este é o primeiro passo que afetará milhões de jogadores de uma só vez.
Então, se vai longe o suficiente para o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, que pediu que a indústria de jogos tome medidas na quarta-feira, temos de esperar para ver.
Entretanto, esperamos que este seja o primeiro movimento dos principais players do jogo, com mais medidas prováveis nos próximos dias.
Considerações finais
Torcemos para que a invasão russa à Ucrânia acabe logo e que as coisas voltem ao normal tão logo quanto possível.
Desse modo, pode-se evitar que mais notícias tristes como “Eletronic Arts remove time da Rússia”.