[ad_1]
Se você deseja organizar seus estudos para conseguir dar continuidade a um curso que está fazendo ou se precisa aprender uma nova habilidade ou um novo mercado, mas não consegue se organizar, com certeza você precisa de um bom plano de estudos.
Não sabe o que é um plano de estudos? Não se preocupe, pois aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre esse tema.
Neste artigo, você vai saber o que é um plano de estudos, como criar um plano de estudos através de um simples passo a passo e ainda vai conhecer algumas ferramentas para montar um plano de estudos e conseguir atingir seus objetivos.
O Que É Um Plano De Estudos?
Um plano de estudos é uma estratégia para organizar e otimizar o seu tempo da melhor forma possível para você aprender algo novo, se preparar para uma prova, fazer um curso, etc.
Com um plano de estudos preparado exclusivamente para a sua realidade e objetivo você vai poder se organizar, ter mais disciplina e conseguir atingir as suas metas.
Um plano de estudos é muito mais do que criar um cronograma com os dias da semana e criar blocos de estudos com algumas disciplinas ou módulo do curso.
Um plano de estudos eficiente precisa ser pensado nas suas necessidades pessoais, no objetivo que você pretende alcançar, e em quais são as suas maiores dificuldades e habilidades, por exemplo.
Dessa forma, você consegue aproveitar melhor o seu tempo e aprende muito mais, em menos tempo.
Por Que Você Precisa Ter Um Plano De Estudos?
Como você pôde perceber até aqui, ter um plano de estudos é uma excelente forma de organizar os estudos tanto de um curso que você esteja fazendo e está com dificuldade para continuar, quanto de uma prova que você precisa se preparar para fazer.
Definitivamente o plano de estudos será um dos responsáveis por eliminar a procrastinação da sua vida.
Um plano de estudos também vai te ajudar, caso você esteja querendo estudar um novo mercado ou criar um negócio na internet, por exemplo.
Aliás, se você sonha em deixar o trabalho em que está ganhando pouco, não se sente valorizado, no qual não consegue passar um tempo de qualidade com a família, passa muitas horas no trânsito indo e voltando da empresa, e deseja montar um negócio online, mas não consegue sair do lugar, começar criando um plano de estudos já te colocará no caminho certo.
Os meus alunos do treinamento Fórmula Negócio Online estão criando seu próprio negócio na internet, seguindo um passo a passo simples e prático, onde eu ensino cada clique, a partir do zero.
Criando um plano de estudos, você consegue seguir a sequência dos módulos (que foi criada estrategicamente para você começar do zero e finalizar o treinamento com o seu negócio online “rodando”) e ir aplicando, de forma organizada, aproveitando bem o seu tempo.
Agora que você já sabe o que é um plano de estudos e por que você precisa ter um, aprenda como criar o seu.
Como Criar Um Plano De Estudos?
Veja agora um passo a passo de como criar um plano de estudos para te ajudar a se organizar e seguir com seus estudos para atingir as suas metas e objetivos.
1. Defina uma rotina
O primeiro passo que você precisa seguir para criar um plano de estudos é definir uma rotina.
Para isso, você precisa anotar em um papel ou aplicativo quais são os horários em que você está livre, para poder organizar a sua rotina sem interferir nas suas obrigações e compromissos.
A sua rotina de estudos pode ser, por exemplo, depois das 18 horas ou a partir das 8h da manhã, se for o caso.
A sua rotina de estudos vai depender da sua agenda diária, por isso a importância de anotar os horários livres.
2. Determine um objetivo
Depois de definir uma rotina de estudos, o segundo passo é determinar um objetivo.
Como já falei algumas vezes aqui neste artigo, o seu objetivo pode ser começar um negócio, passar em uma prova de concurso, passar no Enem, na OAB, fazer um curso que você comprou e até começou, mas que não consegue continuar.
Com o objetivo definido, você já pode seguir para o terceiro passo.
Lembre-se: “Um sonho é uma realidade distante sem data para acontecer, já um objetivo é a sequência de passos que você precisa dar em direção à realização deste objetivo com data e hora marcados para acontecer”.
3. Alinhe a rotina de estudos com o objetivo
O terceiro passo que você precisa seguir para criar o seu plano de estudos é alinhar a sua rotina com o objetivo definido.
Para fazer isso você vai precisar anotar os horários em que vai estudar e preenchê-los com as disciplinas da prova, módulos do curso ou exercícios e provas anteriores que você vai precisar para estudar.
Com esse alinhamento, você já estará com o seu plano de estudos praticamente concluído.
A dica extra aqui é você começar a semana pela matéria que tem mais dificuldade, isso vai garantir que quando chegar na sexta-feira você não relaxe na matéria ou módulo que se sente mais desafiado.
4. Crie um cronograma
Agora você vai criar um cronograma, tendo como base todas as informações que você anotou até aqui.
Você pode criar um cronograma de estudos no Excel, em uma agenda ou folha de papel, se preferir, ou pode utilizar aplicativos específicos.
Um aplicativo que gosto muito de utilizar é o Google Agenda.
Mais adiante eu vou falar de algumas ferramentas para criar plano de estudos, que você poderá utilizar para facilitar todo o processo.
5. Defina pausas
Tão importante quanto definir horários para estudar é definir horários para fazer uma pausa e descansar a sua mente.
Estudar por horas a fio, sem fazer nenhuma pausa não vai te ajudar a adquirir mais conhecimento, mas sim, vai deixar a sua mente cansada e o seu nível de foco e aprendizagem vai cair.
Por isso, em seu plano de estudos, defina os momentos para as pausas entre uma disciplina e outra, por exemplo.
Não precisa fazer pausas longas, cinco ou dez minutos já são suficientes para você tomar uma água, ir ao banheiro, “esticar as pernas” e voltar a se concentrar.
Aliás, nem é indicado fazer pausas muito longas, pois você pode se distrair ou perder a motivação para continuar e, dessa forma, corre um grande risco de bagunçar todo o cronograma que você construiu.
6. Defina um horário para resolver exercícios e provas anteriores
O último passo para criar um plano de estudos eficiente é definir um horário, dentro do cronograma, para resolver exercícios de fixação e provas anteriores (se for o caso).
Fazer exercícios após finalizar cada disciplina vai te ajudar a fixar melhor o que foi aprendido, e resolver provas anteriores (no caso de Enem, OAB e concursos), vai te ajudar a se preparar melhor, sabendo como as provas são aplicadas pela instituição responsável pela aplicação.
Não negligencie essa parte, pois ela é muito importante e você poderá encontrar uma ou outra questão igual ou parecida com as que você já resolveu, o que é uma mão na roda para você ser aprovado.
Ferramentas Para Montar Um Plano De Estudos
Você já sabe como criar um plano de estudos. Para facilitar o processo, você pode utilizar ferramentas especializadas para montar um plano de estudos perfeito para você. Confira a seguir algumas delas.
1. Trello
O Trello é uma ferramenta que oferece diversos recursos para você se organizar, ser mais produtivo e conseguir atingir as suas metas.
Com uma versão gratuita e outra paga, a ferramenta é bastante intuitiva, facilitando a criação de um plano de estudos personalizado e fácil de ser seguido.
2. Quizlet
Outra ferramenta que vai te auxiliar na hora de criar um plano de estudos é o Quizlet.
É uma ferramenta gratuita, onde você pode criar seu plano de estudos personalizado, de acordo com o conteúdo que você precisa estudar e com o objetivo que deseja atingir.
A ferramenta fornece listas de estudos prontas, que você pode seguir e te dá a opção de criar as suas próprias listas.
Você só precisa incluir os conteúdos que deseja estudar, e a ferramenta gera um plano de estudos personalizado para você.
3. Stoodi
Você pode criar o seu plano de estudos utilizando o Stoodi, que é uma ferramenta que vai te ajudar a se organizar melhor e conseguir passar na prova que deseja ou concluir o curso que você tanto procrastina.
A plataforma oferece planos para cada necessidade. Basta escolher um que esteja alinhado com o seu objetivo e fornecer informações como os horários que você tem disponível para estudar, qual a prova que você deseja fazer e pronto, o Stoodi já te mostrará o plano perfeito para você.
Essa ferramenta é muito indicada para quem deseja fazer a prova do Enem. Ela oferece resumos, exercícios, videoaulas e tudo o que você precisa para se preparar melhor.
4. Estudaqui
Com essa ferramenta você consegue criar o seu plano de estudos de forma estratégica e automática.
É uma ferramenta prática, principalmente para quem vai prestar prova para um concurso.
Isso porque, ao incluir a prova para a qual você deseja estudar, a ferramenta apresenta todas as disciplinas que são solicitadas no edital.
Dessa forma, o EstudAqui gera um plano de estudos especificamente para essa prova, de forma personalizada.
Além disso, a ferramenta leva em consideração as suas dificuldades em cada disciplina e também as que você mais tem facilidade.
A ferramenta também fornece uma métrica para você acompanhar seu desempenho nas disciplinas e, dessa forma, consiga melhorar cada vez mais, aumentando suas chances de ser aprovado.
Ciclo de Estudos
Além dessa forma de criação de um plano de estudos, existe outro método, também muito eficiente, para você criar um plano de estudos personalizado, de acordo com as suas necessidades e objetivos.
Estou falando do ciclo de estudos. É um método que você vai aplicar dentro do plano de estudos, e que vai te ajudar a potencializar os seus resultados, aumentando a sua capacidade de passar na prova que tanto deseja ou concluir o curso que você começou e não consegue dar continuidade.
Montar um ciclo de estudos é bem simples, basta seguir o passo a passo que eu vou deixar logo abaixo.
1. Determine o tamanho do ciclo de estudos
Por exemplo, você pode decidir que vai separar um período de 8 horas para estudar.
Então, as disciplinas ou módulos que você precisa estudar devem ser encaixadas dentro desse período de 8 horas.
2. Faça uma análise das disciplinas ou módulos
Analise cada disciplina ou módulo do curso que você vai fazer e verifique em quais disciplinas você tem mais dificuldade ou quais delas possuem mais peso nas provas, em quais módulos você precisa se dedicar mais ou quais são mais extensos.
A partir daí, encaixe as disciplinas ou módulos do curso que você precisa se dedicar mais em horários maiores, ou seja, dedique mais tempo no que você tem mais dificuldade, dentro do ciclo de estudos.
3. Defina o tempo de cada bloco do ciclo
Feito isso, você vai precisar organizar as disciplinas ou módulos em cada horário do ciclo, tendo como base as informações do passo 2.
4. Defina o que será estudado em cada bloco do ciclo
Como você percebeu, diferente do plano de estudos convencional, no ciclo de estudos não existem dias e nem hora definidos para estudar, mas sim um período de tempo, independentemente de qual seja o dia da semana e se é pela manhã, à tarde ou à noite.
5. Distribua os blocos em disciplinas diferentes
Evite distribuir, de forma consecutiva, blocos com a mesma disciplina. Isso porque pode ficar bastante cansativo.
Procure dar um bom espaço de tempo entre blocos da mesma disciplina, caso sinta a necessidade de repeti-las no ciclo.
6. Intercale os blocos de disciplinas parecidas
Evite colocar blocos de matemática e física um seguido do outro. O ideal seria intercalar matemática com português, física com história, por exemplo.
Assim como dois blocos seguidos com a mesma disciplina, blocos de disciplinas parecidas, de forma seguida também podem ser cansativos.
7. Revise o ciclo
Depois que você conciliar o seu ciclo de estudos, é hora de revisar tudo, fazer os devidos ajustes, caso seja necessário, e começar a estudar.
Para criar um ciclo de estudos, você também pode utilizar um aplicativo.
O aplicativo EstudAqui vai te auxiliar a criar um ciclo de estudos personalizado e eficiente, para que você possa estudar e se preparar para o sucesso na prova ou no curso que você deseja fazer.
Como o ciclo de estudos não determina uma data ou hora para ser aplicado, você pode parar sempre que precisar e recomeçar assim que puder, em qualquer dia da semana, respeitando o tempo e a sequência definidos.
Conclusão
Se você já é meu aluno do Fórmula Negócio Online, talvez esteja se deparando com essa situação, afinal, o curso é bem detalhado, com muitas aulas, em que você precisa seguir cada módulo até construir o seu negócio na internet.
Por isso, eu o aconselho fortemente a criar um plano de estudos e continuar com o curso, finalizar e começar a ganhar dinheiro em casa, sendo seu próprio chefe.
Pare de procrastinar e assuma de vez as rédeas da sua vida. Faça um plano de estudos e comece a colocá-lo em prática hoje mesmo.
Infográfico – Ferramentas Para Montar Um Plano De Estudos
[ad_2]
Source link